Skip to content
Comida de Orixás
Orixás são deuses cultuados pelos africanas, que detém axés vinculados à natureza. A palavra AXÉ significa vida, poder, energia. Nas religiões africanas, o axé do orixá define o seu poder.
Exú
É o mensageiro entre os seres humanos e os Orixás, por isso sempre é o primeiro a ser servido. Gosta de cachaça, mel, farofa de dendê e tabaco. Sugestão de comida: Em sua homenagem, farinha de dendê, mel e cachaça.
Ogum (São Jorge)
É o Guerreiro, Orixá do ferro e da forja. Ogum gosta de feijoada
Oxossi (São Sebastião)
O grande caçador, provedor do alimento. Costuma ser lembrado com carnes de caça. Sugestão: costela de javali na taioba e na manteiga de garrafa.
Ossaim
É o Dono de todas as folhas, que vive nas florestas e sabe tudo sobre as curas com as ervas sagradas. Para representar esse orixá, uma salada de ervas e brotos com granizado de hortelã, menta e flor de sal.
Oxumarê:
É Senhor do arco-íris e tem como símbolo uma serpente. É um Orixá rico e próspero. Por isso, é solicitado quando é preciso melhora financeira. Sugestão; sobremesa com batata-doce.
Omolu/Obaluaiyê
É o Orixá que tem poder sobre as doenças. Nos rituais religiosos marca sua presença com a pipoca.
Nanã
É a mais velha das divindades, Dona do lodo e pântanos. Por sua ancestralidade tudo dela, é ser servido em madeira. Nanã gosta dentre outras oferendas, do sarapatel.
Oxum
É o Orixá dos rios, cachoeiras, do amor e da beleza. É também chamada de a senhora do ouro. Sugestão: sobremesa com sorvete de banana ouro, canela e coco queimado e gengibre.
Yansã
É a deusa dos ventos e tempestades. Sugestão: acarajé com feijão fradinho e farofa de camarão seco.
Xangô
É o Senhor do fogo, dos trovões e da justiça. Xangô gosta de mesa farta. Sugestão rabada ao molho de cerveja preta e canjiquinha.
Yemanjá
A Rainha do mar representa a maternidade. Ama peixes. Sugestão, robalo cozido com batatas.
Oxalá
É o Orixá da criação e da paz. Tudo o que é oferecido a ele é na cor branca. Sugestão: vieiras grelhadas com palmito pupunha e cogumelos paris e inhame.
Axé!
Scroll Up