Comida de Orixás

Orixás são deuses cultuados pelos  africanas, que detém axés vinculados à natureza. A palavra AXÉ  significa  vida, poder, energia.  Nas religiões africanas, o axé do orixá define o seu poder.

 

 

Exú

É o mensageiro entre os seres humanos e os Orixás, por isso sempre é o primeiro a ser servido. Gosta de cachaça, mel, farofa de dendê e tabaco. Sugestão de comida: Em sua homenagem,  farinha de dendê, mel e cachaça.

 

 

Ogum (São Jorge)

É o Guerreiro, Orixá do ferro e da forja. Ogum gosta de feijoada

 

 

Oxossi (São Sebastião)

O grande caçador, provedor do alimento. Costuma ser lembrado com carnes de caça. Sugestão:  costela de javali na taioba e na manteiga de garrafa.

Ossaim

É o Dono de todas as folhas, que vive nas florestas e sabe tudo sobre as curas com as ervas sagradas. Para representar esse orixá, uma salada de ervas e brotos com granizado de hortelã, menta e flor de sal.

 

 

Oxumarê:

É Senhor do arco-íris e tem como símbolo uma serpente. É um Orixá rico e próspero. Por isso, é solicitado quando é preciso melhora financeira. Sugestão;  sobremesa com batata-doce.

 

 

Omolu/Obaluaiyê

É o Orixá que tem poder sobre as doenças. Nos rituais religiosos marca sua presença com a pipoca.

 

 

Nanã

É a mais velha das divindades, Dona do lodo e pântanos. Por sua ancestralidade tudo dela, é ser servido em madeira. Nanã gosta dentre outras oferendas, do sarapatel. 

 

 

Oxum

É o Orixá dos rios, cachoeiras, do amor e da beleza. É também chamada de a senhora do ouro. Sugestão: sobremesa com  sorvete de banana ouro,  canela e coco queimado e gengibre. 

 

 

Yansã

É a deusa dos ventos e tempestades. Sugestão: acarajé com  feijão fradinho e  farofa de camarão seco. 

 

 

Xangô

É o Senhor do fogo, dos trovões e da justiça. Xangô gosta de mesa farta. Sugestão  rabada ao molho de cerveja preta e canjiquinha. 

 

Yemanjá

A Rainha do mar representa a maternidade. Ama peixes. Sugestão,  robalo cozido com batatas.

 

 

Oxalá

É o Orixá da criação e da paz. Tudo o que é oferecido a ele é na cor branca. Sugestão:  vieiras grelhadas com  palmito pupunha e cogumelos paris e  inhame.

 

Axé!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *