SAGITÁRIO – visão a longo alcance
MITO – Nenhum outro mito encarna tão fielmente o simbolismo de Sagitário, quanto esse, que nos foi deixado pelos antigos gregos.
Quíron era o príncipe dos centauros – raça de imortais, metade homens, metade cavalos. Ele vivia na floresta da Arcádia, na Grécia e era respeitado por sua sabedoria. Foi professor de todos os heróis e semi-deuses da época, ensinado com sua metade animal as artes da guerra e com sua metade humana, filosofia, ética e medicina.
Um dia, voltando de um dos seus trabalhos, Hércules, ao abraçar Quíron, sem querer deixou cair uma flecha envenenada que trazia consigo e, para desespero de ambos, feriu o centauro em uma das coxas. Desesperado de dor, ele embrenhou-se na floresta em busca de um remédio, mas não o encontrou. Suplicou a Zeus, senhor do Olimpo que o matasse, mas, como era imortal isso não foi possível. A partir de então, ele viveu por muitos anos, orientando os guerreiros, com a mesma dedicação, sem contudo encontrar a própria cura, tornando-se “o curandeiro ferido”.
Um dia, Zeus, em sua infinita bondade, compadecendo-se de tanto sofrimento e dedicação e humildade, transportou o príncipe para os céus, transformando-o na constelação de Sagitário. Afinal ele havia conquistado a sua liberdade.
PERFIL DO SIGNO
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente – Júpiter – elemento – fogo
O objetivo principal desse signo é unir a metade animal ao lado humano e nessa busca, ele viaja tão rápido quanto suas flechas. Nenhum outro signo possui tamanha ânsia de movimento e aprendizado.
Sempre otimista, o nativo de Sagitário acredita que vida hoje é melhor do que foi ontem, mas não tanto quanto será amanhã. Está aqui para ensinar e não é à toa que sob a regência desse signo, estão grandes professores, filósofos, cientistas e religiosos. Mas também gosta muito de aprender, o que está constantemente fazendo, seja através de suas amadas viagens, conversas com pessoas interessantes ou simplesmente observando tudo à sua volta.
Um dos traços mais marcantes de Sagitário, além de sua alegria – ele costuma ser a alma da festa – e otimismo, é a sinceridade. Ele não sabe mentir. Algumas vezes suas piadas e comentários acabam se tornando ofensivos, mas, pode acreditar, ele não faz por mal. É tudo em nome da amizade e do desejo que genuíno que tem de ver o outro feliz e realizado.
Grande amigo, amante entusiasmado e profundamente espirituoso, para ele os assuntos mais importantes, ganham um tom de comicidade e não pense que ele não está levando à sério. É só por que acredita de todo o coração, que a vida é uma experiência feliz e como tal, deve ser experimentada.
A EVOLUÇÃO DA PERSONALIDADE SAGITARIANA
Quando pequenos, eles são verdadeiros “capetinhas”. Esbanjam energia, sempre correndo de um lado para o outro, brincando e pulando. É importante desde cedo, aproximá-lo dos esportes, para que possa canalizar tanta energia e adquirir um físico saudável. Mente sã em corpo são, é algo primordial para o desenvolvimento desse nativo.
Não costuma ser muito dependente dos pais e pode inclusive demostrar uma forte dose de rebeldia se for demasiadamente reprimido. É muito carinhoso, embora meio desajeitado, com seus grandes abraços e beijos que não conhecem lugar nem hora. Se ele está feliz, o mundo também tem que estar!
Alegre, extrovertido e desinibido, à medida em que se aproxima da adolescência e da idade adulta, vai colecionando um sem número de amigos, encantando a todos, sempre generoso, solidário e capaz de mover céus e terras para defender os que estão ao seu lado. Além do mais, é um ótimo companheiro nas diversões e aventuras, mantendo, ao longo de toda a sua vida, um certo ar de moleque deslumbrado.
Amor e sexo são para ele tão naturais quanto o ar que respira e desde cedo, experimenta um enorme prazer nos jogos eróticos. Sua curiosidade é ilimitada e seu corpo inteiro uma fonte inesgotável de prazer. É por isso que, mesmo quando adulto, ele continua buscando novas experiências, acrescentando, a cada encontro, elementos diferentes e excitantes. Viver ao lado de um sagitariano nunca é monótono. Ele está sempre disposto para o amor, acontecimentos sociais, viagens e festas, tudo em alto astral e sem cansaço. Às vezes podem até exagerar na dose, bebendo e comendo além da conta.
Quando ama, ele é capaz de se entregar inteiramente, preocupando-se em dar proteção e carinho ao companheiro. “Exagerado, jogado aos seus pés, eu sou mesmo exagerado”, bem poderia ser a canção do sagitariano. Só não tolera restrições e muito menos cenas de ciúmes. A liberdade para ele é vital, ainda que esteja casado. Quando controlado, ele pode revidar, “pulando o muro”.
QUADRO RESUMIDO DOS ATRIBUTOS DE SAGITÁRIO
Regência – Júpiter
Polaridade – Masculina
Elemento – fogo
Partes do corpo – coxas e quadris
Dia da semana – 5ª feira
Cor – turquesa
Frase-chave – eu vejo
Números de sorte – 5 e 7
Pedra mágica – turquesa
Perfume – almíscar
Metal – estanho
Planta – carvalho
Animais – cavalo