As cores e seu efeito terapêutico

 

 

 Na cromoterapia ( terapia das cores), são utilizadas cores básicas – como vermelho, laranja, amarelo, verde, entre outras – para auxiliar no tratamento de desequilíbrios emocionais e doenças, como febre, insônia ou doenças psiquiátricas.

Nesse método, cada cor possui vibrações, frequências eletromagnéticas e outras propriedades terapêuticas específicas, que nos ajudam a conhecer e explorar o nosso interior, influenciando todo o sistema nervoso, de acordo com cada objetivo do tratamento. 

 

 Você sabia que a cromoterapia é oferecida pelo SUS, como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)? 

 

 1) Benefícios da terapia das cores

 

  • Melhora do bem-estar físico, mental e espiritual

  • Diminuição do cansaço físico;

  • Diminuição dos transtornos do sono;

  • Auxílio no tratamento de dores de cabeça;

  • Estimulação do Sistema Nervoso Central.

 

2) Como a terapia das cores é feita

A cromoterapia pode ser feita através de aparelhos que emitem luz de diferentes cores, as quais podem ser emitidas diretamente na pele das pessoas ou em salas fechadas. E também através de água solarizada e através do uso de determinada cor na roupa ou maquiagem. 

 

A escolha da cor depende muito da indicação do terapeuta, sendo as mais utilizadas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul-turquesa, magenta e violeta.

As cores vermelho, laranja e amarelo são Yang, quentes, estimulantes, enquanto as cores verde, azul, azul-turquesa, magenta e violeta são Yin, cores frias – com efeito calmante.

 

3) Entenda o significado das cores da cromoterapia

Cores utilizadas na cromoterapia

Vermelho

Considerado uma cor quente, com propriedades estimulantes. Essa cor é capaz de ativar e energizar os órgãos e todos os nossos 5 sentidos: audição, tato, visão, olfato e paladar.

A cor vermelha também consegue estimular o sistema nervoso central, reduzindo a fadiga, o cansaço e o desânimo, além de aumentar a motivação e disposição. Ideal para quem esta desanimado, sem energia ou com sexualidade baixa.

 

Por causa da sua capacidade de aumentar a energia, o vermelho também pode ser utilizado para impulsionar o movimento, revitalizar e melhorar nossa ação diária.

 

 

 Laranja

Ajuda a estimular a criatividade e  o otimismo. É a cor dos palhaços. Aumenta a energia dos pulmões e da digestão, auxiliando no tratamento das náuseas. Cozinha nesta cor aumenta o apetite. 

 

Aumenta a nossa pulsação, impulsionar a alegria, a sensação de bem-estar, confiança e bom humor.

 

 

Amarelo

Ajuda a energizar os músculos, ativar os gânglios linfáticos e melhorar o sistema digestivo, estimulando os intestinos, pâncreas e os fluidos digestivos.

Considerada um estimulante do sistema nervoso central,  aumentando  a inspiração, melhorando estados de depressão, apatia e desânimo e reduzindo o esgotamento mental.O amarelo está ligado à positividade e ação. Por isso, pode ser utilizada como um estímulo de atenção, otimismo e leveza.

 

Verde

Alivia  a tensão, trazendo maior sensação de equilíbrio, calma e harmonia, além de estimular a glândula pituitária, que controla as outras glândulas do corpo, ajudando nos desequilíbrios hormonais.

Alivia gripes e resfriados.

Acalma a mente e acelerar a limpeza do nosso organismo, eliminando toxinas.

 

Azul

Cor calmante e tranquilizante, que alivia a raiva ou a agressividade, além de ajudar a eliminar toxinas através da respiração.

Ideal no  combate a febre, dor de cabeça e inflamações.

Por estar ligada ao sentimento de paz,  é utilizada em terapias para estabilizar o organismo, renovando as emoções, confiança e proporcionando uma função analgésica para o corpo.

 

 

 

Azul-turquesa

O azul-turquesa é a cor capaz de proporcionar sensação de refrescância e clareza.

Por isso, é considerada uma das cores de transformação e exuberância da cromoterapia, além de causar calmaria e incitar o movimento ao mesmo tempo, provocando mudanças.

 

 

Magenta

Está muito ligado ao amor. 

Possui efeito de compaixão e desapego, permitindo que vivamos o presente e deixemos o passado de lado.

O magenta também está muito associado ao efeito diurético do nosso corpo, tendo um efeito super positivo para os rins.

 

 

Violeta

 Ideal para quem quer perder peso, já que contribui para o controle da fome, pois interfere no metabolismo, além de acalmar os órgãos, relaxar os músculos e combater infecções.

Essa cor é calmante e muito utilizado em meditação, redução de   estresse   mental e emocional, melhorando  o sono.

 É a que mais da a  sensação de relaxamento e tranquilidade. Por isso, é uma das mais indicadas para pacientes com depressão, tristeza, luto e distúrbios internos.

 

Saiba como melhorar a produtividade com 7 dicas simples