A Bênção, São Jorge!

 

São Jorge é cool!

D. João I (1357-1433), promoveu o santo a patrono nacional. E também ordenou que sua imagem participasse da procissão de Corpus Christi. Por muito tempo, na procissão de Corpus Christi em cidades brasileiras, “a figura de São Jorge”, montando um cavalo branco e cercado de aparato militar, era o maior centro de interesse”. Em Salvador, até hoje, no dia de Corpus Christi, é realizado a chamada Missa de Oxôssi (nome do santo no Candomblê da Bahia), com participação de ialorixás da Casa Branca do Engenho Velho da Federação.

Na umbanda, é Ogum, o orixá do ferro e da guerra; no Candomblé, chama-se Oxóssi, o orixá das matas e da caça. Um dos alimentos oferecidos a Ogum/São Jorge é o amendoim. E frutas como manga espada, inhame cozido e coberto de mel, inhame assado em brasa regado com dendê e o peixe de mar assado. O orixá de ferro e da guerra, bebe cerveja branca.

Sua imagem é retratada dentro de uma armadura medieval, montado no seu cavalo branco e enfiando a lança na boca do dragão- animal fantástico dotado de garras de leão, asas de águia ou de morcego e cauda de serpente, que nas lendas medievais representava o espírito do mal e do poder do demônio. Segundo a crença, São Jorge foi um cavaleiro cristão, que ao atravessar a província da Líbia, entrou casualmente na cidade de Silene. Perto dali havia um dragão. A população já tentará matar-lo, mas em vão. E o jovem cristão foi quem desferiu um golpe mortal, matando o terrível dragão.

Em Jorge de Capadócia, Ben Jor diz: “Armas de fogo, meu corpo não alcançarão/ Facas, lanças se quebrem, sem o meu corpo tocar/ Cordas, correntes se arrebentem, sem o meu corpo amarrar/ Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge”. A benção São Jorge/Ogum/Oxóssi.

 

Oração de São Jorge

EU  ANDAREI  VESTIDO  E  ARMADO, COM AS ARMAS  DE  SÃO JORGE. PARA  QUE  MEUS  INIMIGOS TENDO  PÉS NÃO ME ALCANCEM, TENDO MÃOS NÃO ME PEGUEM, TENDO OLHOS NÃO ME VEJAM, NEM PENSAMENTOS ELES POSSAM TER PARA ME FAZEREM MAL. ARMAS DE FOGO O  MEU CORPO NÃO ALCANÇARÃO, FACAS  E  LANÇAS  SE  QUEBREM  SEM  AO  MEU CORPO CHEGAR, CORDAS  E CORRENTES SE QUEBREM SEM AO MEU CORPO,  AMARRAR.

SÃO JORGE, CAVALEIRO CORAJOSO, INTRÉPIDO E VENCEDOR;  ABRE OS MEUS CAMINHOS.  AJUDA-ME A  CONSEGUIR  UM  BOM EMPREGO;   FAZEI COM  QUE   EU  SEJA  BEM  VISTO  POR  TODOS:   SUPERIORES,  COLEGAS  E SUBORDINADOS. QUE A PAZ, O AMOR E A HARMONIA ESTEJAM SEMPRE PRESENTES  NO  MEU  CORAÇÃO ,  NO  MEU LAR E  NO MEU SERVIÇO;  VELA POR MIM E PELOS MEUS , PROTEGENDO-NOS SEMPRE ,  ABRINDO E ILUMINANDO OS NOSSOS CAMINHOS ,  AJUDANDO-NOS TAMBÉM A  TRANSMITIRMOS  PAZ, AMOR E HARMONIA A TODOS QUE NOS CERCAM. AMÉM.”

Dia 23 de Abril é dia de Ogum/São Jorge

Comida para Abertura de caminhos

Ingredientes:

Cará médio
Azeite de dendê
Mel
1 vela azul
1 coco verde
Seu nome escrito num papael branco, á lápis, sete vezes
Oberó ( local para colocar a oferenda), obs tem que ser de ferro.

Esta oferenda é destinada a abertura de caminhos, para Ogum cortar  confusões e em ambintes profissionais.

Cozinhe o cará em bastante água, logo reserve e deixe amornar. parta – o ao meio e acomode no oberó ja lavado. regue uma parte com mel e outra com dendê.

Abra o coco e coloque dentro o papel com o seu nome escrito.

Ofereça este presente a Ogum em uma estrada, de preferência de subida, ao pé de um coqueiro alto e reto, em trilho de trem.

acenda as velas ao redor do prato e cloque o coco na frente.

Peça vitórias e que Ogum abra seus caminhos.

Saia do local sem olhar para trás.

 

Biscoito de Amendoim (30 unidades)

Ingredientes

80 g açucar, 290 g de manteiga sem sal, 375 g de amendoim torrado , 240 g farinha de trigo, 300 g de maisena, 1 pitada sal

Preparo

Em uma tigela, coloque o açúcar e a manteiga. Bata muito bem até branquear. Adicione os amendoins moídos e o sal e misture. Em outro recipiente, disponha a farinha e a maisena. Junte essa mistura ao preparado anterior e trabalhe a massa com as mãos, até obter uma massa lisa.

Dê forma aos biscoitos e asse em forno branco 160C por 10 minutos. 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *