O QUE ESPERAR DO 2A SEMESTRE DE 2018?

Júpiter esta em Escorpião e em 8 de  novembro, entra em  Sagitário

Em Escorpião, ele mergulha fundo  em nossa alma e trás pra fora nossa sombra! Revelações sobre nossa sexualidade, espiritualidade e religiões, surgem,  segredos sombrios e escusos relacionados à sonegação de impostos, questões de heranças, má gestão de somas vultosas – tudo por parte de figuras de grande destaque social, emergem!

 

Os ciclos de Júpiter são de aproximadamente 12 anos e as últimas vezes que ele passou por Escorpião foi em 1971, 1983, 1995, 2007. Júpiter ingressa em Sagitário em oito de novembro de 2018, onde fica até dois de dezembro de 2019, quando entrará em Capricórnio, onde fará a Grande Conjunção com Saturno e Plutão em 2020.

 

Desconheço o autor – Reprodução

Saturno em Capricórnio

Saturno, Senhor do Tempo  em Capricórnio fala da necessidade de contenção, introspecção, silêncio, reflexão. Ao invés de opiniões e posturas exageradas, agora há necessidade de mais disciplina, cumprimento de deveres e obrigações, obediência, responsabilidade. Há uma volta ao conservadorismo, severidade e mesmo ao pessimismo. O controle por parte de governos e sistemas de segurança tende a aumentar.   Na política e na economia há propensão ao conservadorismo e ao enrijecimento dos sistemas de governo. A auditoria ocorre no âmbito das instituições estabelecidas, das grandes corporações, do estado, governos – tudo o que representa o status quo.

 

O ciclo de Saturno é de 29 anos e as últimas vezes que tivemos  Saturno em Capricórnio, foram : de novembro de 1929 a novembro de 1932; de janeiro de 1959 a janeiro de 1962; de fevereiro de 1988 a fevereiro de 1991. Ele permanece em Capricórnio até dezembro de 2020, quando ingressará em Aquário.

 

Quíron em Áries

Quíron retratado em mosaico encontrado em Edessa, sec. VI – Reprodução

Quíron é um asteroide, também chamado planeta-anão , descoberto em 1977, por Charles T. Kowal. Diz-se que ele media a transição entre o velho e o novo, entre o consciente e o inconsciente e Melanie Reinhart, especialista em Quíron diz que ele “talvez tenha um papel em nos capacitar a integrar as experiências poderosos significadas pelos planetas exteriores: Urano, Netuno e Plutão… Certamente Quíron atua como um emissário ou agente de Plutão e pode, até certo ponto, ser interpretado de forma similar a uma versão menor deste planeta”. 

Quíron está associado ao arquétipo do outsider, daquele que não se ajusta nem se encaixa e também com os temas de doença e cura. Seus trânsitos enfatizam essas questões: cura, medicina – especialmente holística – saúde, deficiências físicas, ritos de passagem, etc. Em Áries duvidamos do direito à vida, podemos ter dificuldade de nos afirmarmos, de brigarmos pelo que queremos. O senso de individualidade pode estar comprometido… Podemos ter dificuldade de iniciativa.

Reprodução

Quíron esta associado à  doenças, saúde, cura, o tema do outsider/forasteiro ou proscrito – atenção com o tema da imigração, atualmente bem complicado! As últimas vezes que Quíron esteve em Áries foi de junho de 1868 a fevereiro de 1878; de janeiro de 1919 a março de 1927; de abril de 1968 a março de 1977. Volte lá no Tio Google e pesquise! Quem nasceu entre 1968 e 1977 estará vivendo o Retorno de Quíron nos próximos anos – um tempo de cura e de re-significar mágoas e sofrimentos.

 

Urano em Touro

,

Urano esta em Touro  até 6/11/18, ficando retrógrado , voltando assim a Áries por alguns meses. Touro é o signo das grandes riquezas, dos recursos financeiros e materiais. Touro tem a ver com os bancos, a produção e fornecimento de alimentos  – é um signo de fertilidade –  as empreiteiras e empresas da construção civil… Tem referência aos valores imateriais (autoestima, valorização pessoal…)

Com Urano  neste signo, podemos esperar mudanças radicais em todos esses âmbitos. Sue Tompkins, astróloga inglesa, diz sobre este trânsito: “períodos de Urano em Touro são caracterizados por mudanças econômicas consideráveis e grandes alterações nos valores das pessoas” (2). Se temos nos voltado para valores muito materialistas, é provável que isso se modifique. É tempo de questionar o que nos traz segurança real e pode ser que não seja o dinheiro e nem as posses materiais – talvez este trânsito represente um período de maior desprendimento quanto a isso.

Reprodução

Como Urano é um planeta que representa mudanças radicais e repentinas, isso pode trazer muita ansiedade e insegurança.  “Com Urano, espere o inesperado”, que parece uma contradição em si mesmo, mas que quer dizer apenas que qualquer coisa pode acontecer. Portanto, as economias serão chacoalhadas, muitas grandes corporações podem quebrar, outras empresas hoje pequenas podem crescer e se destacar consideravelmente; negócios hoje estáveis e seguros podem sofrer revezes…

 

Trânsitos de Urano são sempre uma grande incógnita! No mapa do Brasil (Independência), Urano estará trafegando a casa 3, a casa do comércio, das comunicações, transportes (e estradas, ferrovias, tráfego aéreo), educação, meios de comunicação e mídia em geral, televisão, serviços postais , liberdade de expressão e de imprensa. Muitas revoluções poderão acontecer nessas áreas. Contudo, essa passagem rápida de Urano por Touro é apenas aperitivo em 2018, já que ele reingressa em Áries e só entra definitivamente em Touro em 2019.

 

Com  Saturno em Capricórnio “causando”em  grandes corporações, governos, instituições estabelecidas e sólidas e Urano “causando” em Touro;  bancos, riquezas, economia, propriedades, alimentos, dois signos de Terra e relacionados às questões materiais e ao senso de segurança e estabilidade, podemos deduzir que teremos alterações profundas na nossa percepção de realidade, em como lidamos com os recursos, nas economias globais, assim como na política mundo afora.

 

Planetas  Retrógrados

Marte Retrógrado

Reprodução

Marte entra em movimento retrógrado no dia 26 de junho, a 09° de Aquário. Volta  ao movimento direto no dia 28 de agosto, tendo retrocedido até Capricórnio. Com Marte retrógrado em Aquário, fazendo quadratura a Urano, já em Touro, no mesmo período, podemos esperar muita ebulição social em termos globais. Aquário é o signo das pessoas comuns, das massas, das instituições públicas e essa retrogradação de Marte pode implicar a necessidade de se rever como as instituições estão tratando os indivíduos comuns ou como esses indivíduos se sentem tratados pelos governos e por essas instituições. A quadratura a Urano indica potencial de comportamentos radicais, talvez violência e desastres de grandes proporções.

Os meses de julho e agosto estarão mais tensos e explosivos, porque além de o Sol, que estará trafegando Leão, ativar essa quadratura entre Marte Retrógrado e Urano, formando uma T-Square, teremos a segunda temporada de eclipses  no eixo Leão-Aquário. Períodos de retrogradação de Marte são cheios de tensão. Há propensão maior a conflitos entre as pessoas em geral, porque todos ficam mais intolerantes e impacientes – especialmente por se tratar de um signo fixo e de atitudes inflexíveis – as coisas tendem a atrasar, há a sensação de bloqueio e entraves, gerando muita frustração e, como consequência, os pavios ficam muito curtos! É preciso muita cabeça fria, versatilidade, bom humor e jogo de cintura para atravessar esse período e não cair nas armadilhas do ego, queimando-se no processo. Paciência, tolerância e humildade, são a fórmula para minimizar o destempero.

Vênus Retrógrada

Vênus de Boticelli – Reprodução

Vênus, planeta da beleza, do amor e dos relacionamentos, fica retrógrada de cinco de outubro a 16 de novembro, iniciando este ciclo em Escorpião e retornando até Libra. Esse período sugere uma parada geral para balanço e revisão nos relacionamentos amorosos e parcerias em geral – sim, as relações amorosas podem esfriar ou ficar meio tensas. Há maior introspecção e tendemos a nos fechar e ficar mais reflexivos. Em termos de economia é um período de retração e recomenda-se cautela nos investimentos. Não é um bom período para começar novas empreitadas, novos negócios e parcerias – o ideal é passar esse tempo analisando e estudando propostas e possibilidades e fechar os negócios e acordos depois que ela voltar ao movimento direto, de preferência, após sair da zona sombria de retrogradação (17 de dezembro). Vênus também rege a beleza e as cirurgias e os procedimentos estéticos mais profundos e de maior porte também são desaconselhados neste período – os resultados podem diferir dos desejados e pode haver complicações.

 

 

Mercúrio Retrógrado

Mercúrio fica retrógrado cerca de três vezes ao ano, simbolizando um tempo de revisão nos pensamentos, ideias, estudos, comunicação, documentos, papéis, negócios, etc. É aquele período de desacelerar a cabeça, revisar, refletir e se abrir ao novo. Neste período, fica retrógrado de  de 26 de julho a 11 de agosto, em Leão; e de 16 de novembro a 6 de dezembro em Escorpião/Sagitário.

 

Eclipses

Eles funcionam como gatilhos que precipitam muitos acontecimentos e mudanças que vinham sendo preparados .

A cada ano temos duas temporadas de eclipses, separadas por seis meses, que é o período necessário para que o Sol se desloque de um nodo ao outro.

A segunda temporada de eclipses é definitivamente mais tensa e dura exatamente um mês. Começa em 12 de julho , com um eclipse parcial do Sol a 20° de Câncer. Segundo  Dra. Bernadette Brady, que é uma das referências mundiais em pesquisa sobre eclipses,  “será uma  família de eclipses bastante difícil, pois representa notícias infelizes a respeito de amizades e relacionamentos. O indivíduo poderá ter que lidar com a ideia de separações ou términos de relações. Contudo, embora o quadro pareça sombrio, enquanto as manifestações do eclipse se fazem notar, os resultados reais podem ser bastante positivos. Rapidamente se percebe o que precisa ser feito e uma ação rápida pode trazer bons resultados. O tema destes eclipses   é ação sobre relações pessoais”

Eles apontam  a necessidade de ações drásticas e transformadoras no âmbito das relações familiares (Câncer), do trabalho e das sociedades (Plutão em Capricórnio). Pessoas que têm planetas ou ângulos entre os graus 15 e 25 dos signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) sentirão as manifestações deste eclipse de maneira mais contundente.

 

O segundo eclipse desta temporada se dá no dia 27 de julho, um eclipse total da Lua, que será uma Lua de Sangue, a 04° de Aquário – temos uma sequência de três eclipses totais da Lua entre 2018 e 2019. Ele  fala da dissolução de crenças espirituais, dissolução que repercute nos valores pessoais e materiais que podem ser desintegradas ou desconstruídos, para que haja uma total reconstrução, mais autêntica e mais sólida. Há ainda potencial de novas ideias, de realização de planos que envolvem outras pessoas, uma intensificação de percepções e intuições que podem levar a boas parcerias e a capacidade de aprender com as experiências. É uma série revolucionária, mas com potencial de novidades e de reconstrução de valores.

 

O mês de julho realmente é um dos mais tensos do ano! O último eclipse no grau 4° de Aquário ocorreu em 28/07/1999 e o último da Série Saros 129 se deu em 16/07/2000. Pessoas com planetas entre os graus 0 (zero) e 9 dos signos fixos sentem mais fortemente as manifestações deste eclipse.

Por fim, o último eclipse do ano acontece em 11 de agosto, a 18°41 de Leão. É um eclipse parcial do Sol e pertence à Série Saros Solar 155, originada em 17 de junho de 1928, uma série bastante nova. “Se este eclipse afeta um mapa a pessoa experimentará o colapso repentino de planos ou estilo de vida. Pode reinar a confusão, mas os efeitos de longo prazo são de reconstrução e transformação. Quando a poeira baixa, a reconstrução recomeça e as consequências dessa remodelação terão efeitos de longo alcance. Este eclipse muda a direção de vida de uma pessoa através do colapso abrupto de uma estrutura existente” –  Indivíduos com planetas ou ângulos entre os graus 13 e 23 dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) podem ser mais afetados por este eclipse e talvez vivenciar essa interpretação acima mais intensamente.

Fonte: Maria Eunice Sousa



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *