Clutch são bolsas de tamanho reduzido e, por isso, é conhecida também como bolsa carteira ou bolsa de mão, embora já existam as “maxi clutches”, uma versão maior da bolsa. Estilosas e práticas, elas transmitem muito glamour e personalidade!
E é por isso que as clutches conquistaram e continuam conquistando tantas mulheres, tornando-se acessório imprescindível no guarda-roupas delas.Queridinha das blogueiras e fashionistas, a clutch pode ter várias estampas, formatos e acabamentos.Se você não tem uma clutch e ainda não está convencida de que precisa de uma, daremos a você 4 motivos para investir nesse acessório. Confira!

1. São tendência

Se você acompanha alguma blogueira, celebridade ou, ainda, se já assistiu a algum daqueles programas de moda ou eventos importantes da indústria da música ou cinema, provavelmente já notou que a clutch é tendência.Já passou o tempo em que se levava uma bolsa grande (com toda a paleta de maquiagem dentro dela) para festas e eventos. Seguindo a regra do “menos é mais”, a clutch chegou para ficar e já faz alguns anos que dominou o coração da mulherada.Não só para eventos noturnos, a clutch se encaixa muito bem também para o dia a dia. Por isso, você também verá fashionistas utilizando-a em eventos ou passeios diurnos.Mas lembre-se de que essa bolsa não é exclusividade das blogueiras, fashionistas e celebridades. Muito pelo contrário! Todo mundo está usando e praticamente toda mulher possui uma em seu guarda-roupas.

2. Praticidade

Por normalmente ser pequena, a clutch se torna uma bolsa muito prática. Você pode achar bobagem, mas às vezes quando a bolsa é muito grande, parece que tudo é importante para ser levado e dá vontade de colocar até a havaianas dentro dela, não é mesmo? hahaCom a clutch isso não acontece. Você vai sair? Então é só colocar o celular, o documento e o cartão na bolsa e ir rumo ao seu destino!

3. Versatilidade

Se tem uma coisa que as clutches são é versáteis. Os modelos podem variar no material, estilo, cor, tamanho, texturas e estampas. Como dito anteriormente, atualmente já é possível encontrar maxi clutch, que são clutches maiores que as de costume. Além disso, elas podem ser fabricadas em couro, madeira, ABS, veludo entre outros.Tem para todos os gostos e eventos! Desde as mais simples e básicas (lisas, de tons neutros), até as mais ousadas e complexas (com strass, brilho, bordados e estampas). Algumas são mais convenientes de serem usadas a noite, enquanto outras são ideais para o dia.O bacana é que existem clutches com alças delicadas, ideal para você que não gostaria de segurá-la durante muito tempo. Além disso, também existem modelos mais “duros” e estruturados, feitos em acrílico ou madeira, e também os menos estruturados, mais “molinhos”, confeccionadas em tecido mesmo. Opção é o que não falta!

4. Estilo

Bolsa Clutch Patrícia MaranhãoBolsa Clutch Patrícia Maranhão – Prisma

Como já mencionamos aqui, existem diversos tipos de clutches. Mas uma coisa é fato: todas elas têm o poder de conferir muito estilo e glamour a qualquer look! Você só precisa definir a que mais combina com você e com seu lifestyle.Existem clutches divertidas, com formatos e estampas bem singulares: essas ficam muito bacanas com looks mais básicos e neutros. Se você apostar numa roupa all black, por exemplo, uma clutch divertida cairá muito bem. Elas darão um baita “up” e transformarão o look.Agora, se você gosta mais de looks coloridos e alegres, então a dica é investir em uma clutch mais básica, lisa e de tons neutros. Para a noite, você pode ousar mais e apostar numa chamativa, com brilho, spikes e tachas.Como deu para perceber, a clutch é um acessório essencial e muito versátil. É um investimento que vale a pena, pois você poderá usá-la diversas vezes, em muitos eventos. Então, se você ainda não tem a sua, está na hora de pesquisar qual tem mais a ver com o seu estilo e apostar nessa tendência 🙂