banner

PODERES DO CRAVO-DA-ÍNDIA


Para que serve o óleo de cravo-da-índia?



O cravo-da-índia é das especiarias mais usadas e, além do largo uso culinário, seu óleo ainda tem usos diversos medicinais, graças aos seus muitos poderes, que engloba funções antimicrobianas, antissépticas, antifúngicas, entre outras.

Alguns dos principais usos do óleo de cravo

  • Rico em óleos essenciais, como o eugenol, que tem propriedades  antissépticas e analgésicas, o óleo de cravo é muito usado na odontologia, para aliviar dores nas gengivas e dentes, até para aliviar a coceira nas gengivas de bebês, pode ser usado, apenas deve ser diluído em um pouco de água para não causar queimaduras no bebê. Para dores de garganta também, sendo usado em gargarejos, pingando-se seis gotas desse óleo em um copo de água morna, pela manhã e à noite. Essa receita também pode ser usada em casos de mau hálito, cáries, inchaço nas gengivas. Em caso de cárie, embeba um algodão no óleo e coloque sobre o dente.

  • Sua ação antifúngica combate pé-de-atleta, feridas, inchaços, contusões, ou quaisquer fungos nos pés. O óleo deve ser aplicado diretamente sobre os locais afetados, 2 vezes ao dia. Faça da mesma maneira para tratar picadas de insetos ou cortes.
  • Ainda no tratamento de pele, o óleo é muito eficaz no tratamento da acne! Pode ser aplicado, sobre o rosto limpo, por 10 minutos, pela manhã, três vezes por semana. Se a pele for muito sensível, esse tratamento pode ser feito em menos tempo de aplicação ou ainda, com o óleo diluído em um pouco de água.
  • O óleo, rico em minerais e ácidos graxos, além de vitamina A e C, tem ótimo efeito sobre a musculatura e articulações, reduzindo inchaços e dores, causados pela artrite.
  • Ele também melhora a circulação sanguínea e fortalece o sistema imunológico, acelera o metabolismo, regula a temperatura corporal e purifica o sangue. Para esses benefícios, basta ingerir 3 gotas em meio copo de água, 3 vezes por semana.
  • A dor de cabeça pode ter fim com apenas umas gotas do óleo, misturadas com uma pitada de sal e aplicadas nas têmporas; e a dor de ouvido tem alívio com algumas gotas aquecidas.
  • Para controlar a diarreia, bastam cinco gotas de óleo num copo de água.
  • O óleo é expectorante natural, facilitando a eliminação de muco e fluidos que costumam congestionar o sistema respiratório. Por isso, é excelente remédio contra sinusite, bronquite, tosse, asma e tuberculose.
  • Até a ejaculação precoce pode ser tratada pelo óleo, segundo estudos e também pode ser usado como afrodisíaco.

Como fazer

Óleo de cravo

Ingredientes:

  • 200 ml de óleo de oliva ou girassol;
  • 30 gramas de cravo-da-índia.
– Misturar tudo e cozinhar em banho-maria por uma hora. Deixar esfriar, coar e guardar em um vidro limpo e seco.

Contra-indicação:

Não indicado à gestantes e lactantes, nem crianças. A dose máxima a ser consumida não pode passar de 3 miligramas, do contrário, pode se tornar tóxico.


Fonte: http://garotabeleza.com.br/para-que-serve-o-oleo-de-cravo-da-india/#ixzz4E1s9ExRC

Nenhum comentário:

Postar um comentário