banner

MARTE, PLANETA DA AÇÃO, SEXUALIDADE E ASSERTIVIDADE, NOS 12 SIGNOS



Marte em Áries

 Marte em Áries 

Caracteriza uma energia poderosa que precisa encontrar uma maneira de se expressar. Esta é a posição básica do impulso inicial para a ação e auto‑expressão, conduzindo à experiência evolucionária.

Marte neste signo indica energia, iniciativa, coragem e impulsividade. 0 impulso de realizar coisas leva à criatividade e ao início de muitos novos projectos. Há capacidade de liderança, para  tornar a iniciativa e dar entusiasmo aos outros. Há um desejo poderoso de ser o primeiro em tudo.  

Contudo, podem não ter a habilidade de organização de Capricórnio e a persistência de Leão; assim, podem não manter o seu interesse e entusiasmo o tempo suficiente para terminarem um projeto. As crianças arianas  devem aprender a concluir as suas tarefas.

Esta posição de Marte cria pessoas teimosas e independentes. Elas não irão tolerar oposições ou interferências. Pode levar ao sucesso se os nativos puderem aprender a pensar antes de agir; do contrário, a ação cega e impulsiva,  pode conduzir a perigos e enganos.

São pessoas  muito competitivas; gostam de esportes e jogos físicos nos quais possam utilizar a sua força e coragem contra os seus adversários. É muito comum os melhores no  futebol ou nas  corridas, terem  Marte em Áries.

Esses nativos também possuem a habilidade ou tendência para trabalhos que envolvem máquinas em geral. Muitos fãs de carros de corrida e com motor envenenado possuem Marte neste signo.

É comum sofrerem ferimentos na cabeça. Quando estão doentes, têm febres altas, enxaquecas, dores de ouvido, problemas de visão .

Se Marte estiver sob tensão,  possibilidade de haver egoísmo, agressividade e raiva. Embora essas pessoas possam ter temperamentos violentos, a sua raiva passa logo, ao contrário daqueles que têm Marte em Escorpião (que dura muito e não esquece). Elas precisam de aprender a manifestar mais amor e paciência.

Dane Rudhyar mostra que a agressividade de Marte em Áries é uma reação psicológica contra um sentimento inconsciente de inferioridade; isso manifesta-se como uma reação contra a desordem e confusão de Peixes, que foi a experiência evolucionária anterior da alma. Consequentemente, essas pessoas têm uma grande necessidade de reafirmar o seu valor através de manifestações nítidas de força e coragem. 



Marte em Touro
Marte em Touro

Como Marte no signo de Touro mostra forte desejo por dinheiro, muita energia é utilizada para adquirir dinheiro e bens materiais. Esta posição de Marte indica senso prático, e assim a energia é canalizada para tarefas úteis, que irão produzir resultados concretos.

Marte em Touro está no signo de seu detrimento, oposto ao signo de Escorpião, que é regido por Marte. Portanto, a energia e a acção de Marte serão dificultadas por obstáculos materiais e limitações.

Como Touro é um signo de terra, o intenso plano material não responde tão rapidamente quanto Marte gostaria. As pessoas com esta posição de Marte são lentas para agir, mas assim que um curso de acção tenha sido escolhido possuem grande determinação e perseverança. Embora não sejam especialmente agressivas, se forçadas a lutar, esta posição as tomará fortes e resolutas.

Marte em Touro pode produzir artesãos habilidosos, capazes de grande paciência e precisão no uso de ferramentas; eles criam objectos adoráveis e duráveis. Com frequência utilizam materiais sólidos, duradouros, como metal e pedra.

Se Marte em Touro estiver sob tensão, podem ocorrer uma preocupação com sexo e sensualidade e uma ligação excessiva ao dinheiro e bens materiais. Essas pessoas podem ser ciumentas e possessivas, especialmente no que se refere ao amor e ao sexo. A violência que surge do ciúme sexual com Marte em Touro pode ser tão intensa quanto com Marte em Escorpião. 



Marte em Gémeos




Marte em Gémeos

Marte no signo de Gémeos indica actividade mental e agressividade. As pessoas com esta posição de Marte possuem mentes activas e críticas, e, via de regra, habilidades para a mecânica e a engenharia.

Esta posição oferece o gosto pelo debate e discussões intelectuais. Se Marte estiver sob tensão, é possível haver tendência a discutir e irritabilidade. A engenhosidade e habilidade são típicas desta posição, porém não necessariamente a perseverança, a não ser que outros factores no horóscopo a indiquem.

Repórteres, críticos e jornalistas com frequência possuem Marte em Gémeos. Uma grande inquietação acompanha esta posição, levando a muitas mudanças de ocupação, e essas pessoas podem trabalhar simultaneamente em diversos empregos. Se Marte estiver sob tensão em Gémeos, o discurso pode ser sarcástico e grosseiro. 


Marte em Caranguejo / Câncer


Marte em Caranguejo / Câncer

Marte no signo de Caranguejo está em sua queda, pois Caranguejo está oposto a Capricórnio, onde Marte está exaltado; consequentemente, as pessoas com esta posição de Marte podem ser intensamente emotivas.

0 mau humor e frustrações emocionais levam à raiva, que, se manifestada abertamente, provoca discórdia nas relações domésticas. 0 relacionamento com os pais pode ser desarmonioso, criando problemas psicológicos mais tarde.

Se a raiva for reprimida, ela também resulta em problemas psicológicos e provavelmente provocará úlceras e problemas estomacais.

Pode haver também muita agressividade nas relações domésticas, que é uma área inadequada para a manifestação de tanta energia.

A energia de Marte em Caranguejo, entretanto, pode ser utilizada de maneira proveitosa na construção ou melhoria do lar por meio da carpintaria e outros reparos. Muitos homens que gostam de fazer consertos têm esta posição. Há também um desejo definido de ter e dirigir seu próprio lar.  


Marte em Leão
Marte em Leão

Marte no signo de Leão oferece energia, força de vontade e criatividade. Como grande parte dessa habilidade se manifesta nas artes, muitos actores dramáticos possuem Marte neste signo.

Como Marte em Carneiro, esta posição revela iniciativa positiva; porém a estabilidade e a determinação são maiores porque Leão é um signo fixo.

Há uma habilidade natural para a liderança, pois a autoconfiança de Marte em Leão inspira confiança nos outros. Essas pessoas desejam estar na vanguarda dos acontecimentos e são competitivas nas actividades que consideram importantes.

Possuem crenças e opiniões fortes e firmes, que podem criar oposição daqueles que não concordam com elas.

Marte neste signo também revela desejos firmes, ardentes. Embora as pessoas com Marte em Leão geralmente sejam amantes ardentes, também são capazes de sentir ciúmes e possessividade. Os homens transpiram força e masculinidade e são orgulhosos e decididos.

As pessoas com Marte nesta posição tendem a perder cabelo prematuramente. A natureza ardente de Marte queima as raízes do cabelo.

Se Marte estiver sob tensão em Leão, podem ocorrer tendências egoístas e maneiras autoritárias, com inclinações a dominar os outros. Há também uma tendência a acreditar na própria infalibilidade. 


Marte em Virgem
Marte em Virgem
 Marte no signo de Virgem revela energia e habilidade no trabalho. Como acontece com Marte em outros signos de terra, muitos artesãos habilidosos, como mecânicos de precisão, possuem Marte neste signo. Marte rege as operações e os instrumentos afiados, e Virgem é um signo que lida com a saúde, indicando também habilidade na medicina: os cirurgiões com frequência têm Marte nesta posição.

As pessoas com esta posição de Marte planeiam cuidadosamente as suas acções e as executam sistematicamente.

É improvável que ajam sem boas razões práticas. Ao contrário de Marte em Leão, que gosta de dominar em questões mais amplas, Marte em Virgem deseja ser autoridade em detalhes minuciosos.

Há uma forte tendência ao perfeccionismo, que pode impedir a realização completa das coisas. Essas pessoas são meticulosas e muito críticas, especialmente no que se refere à metodo­logia e à precisão. Insistem em ter um ambiente de trabalho bem organizado.

Se Marte estiver sob tensão em Virgem, podem existir divergências com colaboradores, empregados e patrões, algumas vezes tão pronunciadas que chegam a ameaçar a segurança no emprego. Pode também haver o perigo de acidentes no trabalho. Um Marte sob tensão em Virgem pode provocar um temperamento nervoso e irritável. 


Marte em Balança / Libra

Marte em Balança / Libra

Marte no signo de Balança oferece um forte impulso para agir num contexto social. Marte está em seu detrimento, porque Balança é o signo oposto a Carneiro, que Marte rege; portanto, a acção directa de Marte fica um tanto limitada pela necessidade de aprovação e colaboração dos outros.

Como Balança é um signo cardinal que lida com sociedades e relações com o público, as pessoas com esta posição em Marte são iniciadoras de actividades sociais. Elas desejam ser notadas e apreciadas, e gostam de agir em parceria com os outros.

Há um anseio pelo casamento e pela gratifica­ção emocional que ele pode proporcionar; essas pessoas procuram parcei­ros agressivos, fortes. Têm também uma tendência a confundir os seus próprios desejos e ambições com os dos outros.

Balança empresta graça e requinte às tendências agressivas e egoístas de Marte; devido a esta moderação, esta não é uma posição totalmente desfavorável. De todos os planetas, Marte é o que mais necessita de moderação e modificação através de outras qualidades, e neste signo Vénus oferece refinamento social, e Saturno, disciplina e prudência.

As pessoas com esta posição, entretanto, podem tornar-se iradas quando os princípios de justiça são violados, mesmo que elas próprias não sejam as vítimas.

A sua preocupação com os princípios morais origina-se da constatação de que a injustiça revela a fraqueza moral de seu perpetrador, que também poderia se voltar contra elas.

Se Marte estiver sob tensão em Balança, há tendência à austeridade no que se refere às regras de comportamento social; os nativos podem ter uma atitude que demonstra que o jogo deveria ser jogado de acordo com regras estabelecidas.

Se Marte estiver sob muita tensão, podem existir dificuldades nas sociedades, criadas por discussões e conflitos de vontade. 


Marte em Escorpião

Marte em Escorpião

Marte é co-regente no signo de Escorpião indica emoções e desejos poderosos. Essa tremenda intensidade emocional oferece aos nativos uma coragem inflexível e meticulosidade na execução daquilo que pretendem realizar.

Ela pode levar ao auge da realização espiritual ou às profundezas mais inferiores da degradação moral, dependendo do nível de sabedoria e do tipo de motivação que orienta a energia.

Essas pessoas possuem engenhosidade, coragem e energia, especialmente quando enfrentam situações difíceis. Mesmo a possibilidade da morte não as amedronta, se precisarem enfrentá‑la para atingir os seus objectivos.

São capazes de lutar implacavelmente até ao fim em defesa dos seus princípios. As duas centenas de soldados espartanos que refrearam os invasores persas são um exemplo do princípio de Marte em Escorpião.

0 poderoso impulso sexual que acompanha Marte em Escorpião, se erroneamente motivado, pode resultar em possessividade e intenso ciúme. As pessoas com esta posição tendem a assumir uma atitude de tudo ou nada, dificultando um acordo.

Como para elas é muito difícil a neutralidade ou a indiferença, fazem amigos ou inimigos entre as pessoas com quem mantêm contatos constantes. São reservadas e não revelam os seus planos e acções sem um bom motivo. Precisam aprender a ter maior desprendimento e objectividade.

Há perigo de vulgaridade e grosseria nesta posição, pois, às vezes, estas pessoas não levam em consideração os sentimentos de pessoas menos vigorosas do que elas.

Quando Marte está sob tensão em Escorpião, é possível haver raiva intensa e ressentimento, mas, ao contrário da raiva de Marte em Carneiro, esses sentimentos não são facilmente esquecidos.

As pessoas com esta posição podem guardar rancor, alimentando a sua raiva como o vapor numa panela de pressão, até que o efeito da sua manifestação seja desastroso. Consequentemente, são o tipo de inimigo mais perigoso.

Se Marte estiver sob muita tensão em Escorpião, há uma tendência a dominar os outros emocionalmente, forçando‑os à submissão e à servidão. 

Marte em Sagitário


Marte em Sagitário

Marte no signo de Sagitário revela fortes convicções religiosas e filosóficas. As pessoas com esta posição são cruzados pelas causas que abraçam. Algumas vezes, criam ressentimentos ao tentarem converter os outros às suas próprias crenças dogmáticas.

Como Júpiter está exaltado em Caranguejo — que rege a terra natal — e é o planeta regente de Sagitário, com frequência há um forte sentimento de patriotismo. Os nativos gostam de pensar em si mesmos como leais defensores de Deus e da pátria. Gostam de paradas, desfiles militares e música marcial.

Essas pessoas são capazes de agir por motivos idealistas. De acordo com o nível da sua inteligência, procurarão melhorar a ordem social em que vivem. 0 líder escoteiro é um exemplo deste tipo de pessoa. Há um forte amor pelo desporto e jogos ao ar livre; as pessoas que gostam de caçar com frequência têm Marte em Carneiro ou Sagitário.

Essas pessoas gostam da aventura e na excitação de lugares distantes e de viagens. Procuram ser líderes no direito, na religião, na filosofia e na educação superior; mas geralmente seguirão linhas tradicionais, e podem ser agres­sivamente presunçosas a esse respeito.

0 desejo de aventura para a reali­zação de metas de longo alcance pode fazer com que desperdicem sua energia e ignorem coisas que necessitam de atenção em seu ambiente imediato.

Se Marte estiver sob tensão em Sagitário, pode haver tendência a um discurso sarcástico, falta de diplomacia na manifestação de opiniões, inca­pacidade para considerar as opiniões dos outros, petulância e o desejo de liberdade irrestrita, a todo custo.

Em alguns casos, os nativos tendem a identificar com instituições que tenham adquirido poder, o que pode levar à atitude petulante de que “o poder é certo”. Quando levada ao extremo, essa tendência se manifesta em fanatismo político, filosófico ou religioso, que destrói a justiça.

No lado positivo, estas pessoas são directas e abertas em suas atitudes e acções. Possuem senso de justiça nos desportos e outras competições.

Lutarão ferozmente, porém geralmente consideram as tácticas desleais indignas da sua dignidade. Contudo, tendem a interpretar as regras do jogo em seu próprio benefício.  

Marte em Capricórnio


Marte em Capricórnio

Marte no signo de Capricórnio revela grande energia canalizada na ambição profissional. Esta posição é menos sensual do que Marte em Escorpião ou em Touro, mas pode ser extremamente materialista.

0 desejo de reconhecimento e status elevado é intenso; as acções dos nativos são bem organizadas e cuidadosamente calculadas, visando resultados concretos em termos de dinheiro e progresso profissional. 0 sucesso profissional proporciona a habilidade para satisfazer as necessidades materiais do eu, e da família e outros dependentes.

Por isso, muitos executivos que lutaram para atingir posições elevadas em suas organizações têm Marte em Capri­córnio ou na Décima Casa, assim como políticos e outras pessoas que buscam reconhecimento e fama.

Marte esta exaltado em Capricórnio, porque a organização e a disci­plina de Saturno — o planeta regente de Capricórnio — utiliza a energia de Marte de maneira mais prática e eficiente. Como ocorre com Marte em Virgem, os nativos precisam ter razões práticas para tudo o que fazem.

A tendência de Marte em Carneiro, contudo, é dissipar energia em acções não dirigidas. Mais capazes de acções decisivas do que as que têm Marte em qualquer outro signo de terra, ou em outro signo fixo ou mutável.

Elas talvez não gastem tanta energia quanto aqueles que possuem Marte em Carneiro, nem tenham intensidade emocional daqueles que apresentam Marte em Escorpião, mas a energia que dependem é utilizada de maneira mais eficiente.

Geralmente, possuem elevado grau de autocontrolo e disciplina; são capazes de receber ordens de pessoas que ocupam o poder e de executá-las adequadamente, mas esperam a mesma disciplina e obediência daqueles que estão sob a sua autoridade. Muitos homens que seguem carreiras políticas têm Marte em Capricórnio.

Essas pessoas sentem orgulho ao realizarem um trabalho correctamente, e um desprezo igual pela preguiça e falta de ambição. São aquelas que mais desprezam o tipo de vida dos hippies. Os pais com esta posição desejam que seus filhos tenham valor. Para eles, é muito perturbador se os filhos demonstrarem tendências boémias e levarem uma vida de inactividade.

Se Marte estiver sob tensão em Capricórnio há uma tendência a usar as pessoas para obter status e lucros materiais. Na intensidade da sua ambição material os nativos podem ignorar os valores humanos.

Se Marte estiver sob muita tensão, podem ignorar totalmente os direitos alheios. A atmosfera de competição feroz no nível executivo de amplas organizações é típica da expressão negativa de Marte em Escorpião.

Essas pessoas podem ganhar a reputação de calculistas, egoístas e materialistas. Mas essas qualidades negativas podem ser compensadas se outros factores no horóscopo estiverem bem desenvolvidos.

Se Marte estiver sob tensão em Capricórnio, há o perigo de fracturas ósseas.  


Marte em Aquário


Marte em Aquário

Marte no signo de Aquário revela o desejo de independência para buscar cursos de acção incomuns ou não‑ortodoxos. Os nativos exigem a liberdade de fazer as coisas à sua maneira.

As suas acções podem ser inspiradas por um nível de inteligência superior, associado a uma boa capacidade de organização, que pode conduzir ao trabalho nas áreas de electrónica, mecânica e engenharia.

Além disso, se a energia for bem orientada, podem ocorrer valiosas realizações no trabalho humanitário, relacionadas a empreendimentos científicos e inventivos; pode‑se realizar mais no trabalho conjunto do que em esforços individuais, se a lição da colaboração com o grupo for aprendida.

Esta posição de Marte cria tendências reformistas que se transformam em acções. Os nativos planeiam métodos originais de fazer coisas e desdenham os métodos e pontos de vista tradicionais, a não ser que esses se adaptem à experiência prática e à lógica.

A tradição só é respeitada se merecer respeito, ao contrário de Marte em Capricórnio, onde as ordens são obedecidas apenas porque são ditadas pela autoridade. Consequentemente, as pessoas com Marte em Aquário não actuam bem sob orientação autoritária. Precisam fazer as coisas à sua maneira e aprender com os seus próprios erros.

Contudo, correm o risco de rejeitar métodos e maneiras mais antigos antes de serem capazes de substituí‑los por alguma coisa melhor. Assim, o resultado de suas acções pode ser construtivo ou destrutivo, dependendo do grau de sabedoria e maturidade indicado pelo padrão total do horóscopo.

No ano de 1971, Marte estava no signo de Aquário, onde entrou em 4 de Maio e permaneceu até 6 de Novembro. Durante esse período, quando o planeta se encontrava numa posição estacionária e em movimento retrógrado, vieram ao mundo muitas almas que serão os líderes de uma maneira de viver.

Elas terão as habilidades especiais de Marte em Aquário, formando trígono com Urano em Balança, que irá criar um equilíbrio entre os conceitos sociais inspirados e a acção necessária para colocá‑los em prática.

Se Marte estiver sob tensão em Aquário, pode haver o desejo de destruir a ordem estabelecida em vez de regenerá‑la e melhorá‑la. Muitos revolucionários possuem Marte em Aquário. As pessoas com Marte sob tensão neste signo precisam de aprender a arte de actuar harmoniosamente com amigos e grupos.

Se Marte estiver sob tensão em Aquário, podem ocorrer problemas com a circulação do sangue. 




Marte em Peixes

e abaixo, outro exemplo planetário de Marte em Peixes, ao ponto de carecer de uma legenda: 


Também aceito esta imagem como sendo um dos 
arquétipos de Marte em Peixes. Acha bem?


Marte em Peixes

Marte no signo de Peixes revela emoções fortes originadas da mente inconsciente. Os nativos correm o perigo de nutrir ressentimentos inconscientes; a raiva reprimida pode conduzir a tendências neuróticas e sintomas psicossomáticos. Essas pessoas devem aprender a não nutrir ressentimentos a respeito de coisas do passado.

Esta geralmente é considerada uma posição fraca para Marte, porque Peixes é um signo mutável de água, indicando ausência de força.

0 excesso de sensibilidade emocional impede a autoconfiança e a acção directa e decisiva. Essas pessoas preferem manifestar as suas discordâncias ou ressentimentos de maneira subtil. Tendem a agir em segredo, como meio de evitar a confrontação directa com adversários em potencial.

Podem se tornar muito emotivas e propensas às lágrimas e necessitam de períodos de tranquilidade ou solidão para recuperar sua energia.

As pessoas com esta posição actuam melhor nos bastidores, realizando tarefas que exigem subtileza e sensibilidade intuitiva. Haverá ausência de força, a menos que esta seja proporcionada por outros factores no horóscopo, como Sol, Saturno, Urano ou Plutão fortes.

Esta posição pode auxiliar a manifestação artística e musical, e, se bem aspectada, pode ser favorável àqueles que trabalham na área da psicologia. Ela também favorece os que trabalham em hospitais ou outras grandes instituições.

Se Marte estiver sob muita tensão em Peixes, há uma tendência a dominar os outros, exigindo atenção aos problemas pessoais de natureza psicológica ou física. 


Fonte: Cova do Urso


Nenhum comentário:

Postar um comentário