banner

4 TEMPERAMENTOS, RUDOLF STEINER E A ASTROLOGIA






 Temperamento  Sangüíneo segundo  Steiner :

A predominância do terceiro membro da entidade humana, o corpo astral (sistema nervoso) portador de tudo o que é prazer, sofrimento, alegria e dor, instintos, impulsos, paixões, desejos, enfim, todas as sensações e representações que comovem o homem. Seus  impulsos e desejos. Ele é um membro anímico-espiritual, responsável pela construção do corpo físico.  Por esse motivo, no sangüíneo é a parte ativa do sistema nervoso que confere a tonalidade ao corpo físico. 

Se caracteriza por ter  entusiasmos súbitos e nessa passagem fugaz de uma coisa para outra. O sangüíneo não consegue demorar-se numa impressão, não consegue fixar-se numa imagem, não prende seu interesse a um objeto. Ele passa de uma impressão a outra, de uma idéia a outra, mostrando uma volubilidade dos sentidos.  

A figura do sangüíneo é normalmente esbelta, seus músculos são esguios. Seu andar demonstra a leveza e a mobilidade interior do corpo astral.O perigo menor de degeneração do temperamento sangüíneo é a volubilidade, a inconstância. O perigo maior é a alienação mental causada pelos altos e baixos das oscilações das sensações.



Temperamento  Flemático segundo  Steiner :


O andar do fleumático é desleixado, arrastado. Por viver imerso em seu interior, ele não se relaciona com as coisas e parece não querer pisar no chão. A fisionomia da pessoa de temperamento fleumático é imóvel, indiferente. Seu olhar, normalmente, é apagado e incolor. 
O fleumático está voltado para o seu interior, para os processos do sistema glandular, não tem interesse pelas coisas do mundo. Não quer sair de seu interior.  O perigo menor do temperamento fleumático é a falta de interesse pelo mundo exterior. O perigo maior é a debilidade mental, a idiotia.





Temperamento  Melancólico  segundo  Steiner :

O melancólico não consegue dominar o corpo, não consegue fazer uso do próprio corpo. Sua cabeça normalmente pende para a frente, pois não dispõe de força para enrijecer o pescoço

Em seu olhar e no andar que se percebe o peso e as dificuldades que seu corpo físico lhe traz. Seus olhos são voltados para baixo e seu olhar é turvo. Seu andar, apesar de firme, é pesado, pausado e arrastado. O perigo menor de degeneração do temperamento melancólico é a depressão, a possibilidade da pessoa não conseguir superar o que emerge de seu próprio interior. O perigo maior é a loucura. 



Temperamento  Colérico   segundo  Steiner : 

No temperamento colérico, há a predominância do quarto membro da entidade humana, que é o eu.  O sangue em sua circulação, a força de pulsação do sangue é o que se pode ver fisicamente como portador do verdadeiro eu. Por esse motivo, no colérico é a circulação, ou a força de pulsação do sangue, que confere a tonalidade do corpo físico.

Seu  passo é firme  e  vemos a expressão da força vigorosa do eu. Na criança colérica já podemos ver o passo firme, como se ela não apenas pusesse seu pé no chão, mas pisasse com tanta força por querer forçar o passo mais um pouco chão adentro.

O perigo menor de degeneração do temperamento colérico é seu eu ser moldado pela natureza irascível. Isto ocorre quando a pessoa não consegue dominar seu temperamento colérico na juventude. O perigo maior é a obsessão de perseguir um único objetivo seja ele qual for. O mais radical do temperamento colérico consiste na  fúria violenta.






O profeta Ezequiel divide a humanidade em quatro temperamentos, os denominado leão, boi, homem e águia. Ao grupo leão (fogo) correspondem os destemidos e aventureiros; os trabalhadores e acumuladores são do grupo do boi (terra);  homem (água) dizia respeito àqueles que já demonstravam preocupação com a condição humana e  a águia (ar) identificava pessoas que enxergavam longe, os precursores do conhecimento e da pesquisas científica.  



Umbanda/ Candomblé e os 4 elementos:  Através da  antropologia sonora,  danças dos rituais,  a  música os  orixás podem ser divididos nos quatro temperamentos de Hipócrates. 

  

 Omolu com o fleumático (terra),   Oxumaré com a sangüíneo (ar),  Oxum com o melancólico (água)   e Iansã com o colérico (fogo).  O melancólico não consegue dominar o corpo, não consegue fazer uso do 

Nenhum comentário:

Postar um comentário