banner

CROMOTERAPIA ZODIACAL

As cores influenciam em nosso humor, astral, energia e na nossa imagem. Harmonizam nosso corpo, atuando em nível físico até no mais sutil. As Yang, quentes, levantam o astral, fazendo o tempo passar rápido. As Yin, frias, levam-nos à introspecção e reduzem a temperatura do corpo. Umas são estimulantes, outras relaxantes. Quando aplicamos o princípio da cromoterapia na moda, podemos levantar um look, ou, se preferir, deixá-lo discreto. Veja as cores que combinam com os 12 signos.




Áries e o Vermelho Valentino (o estilista Valentino elegeu esta cor para chamar de seu no fim da década de 70. Ela foi batizada de “rosso Valentino”). Áries, regido pelo planeta da guerra Marte, tem regência desta cor que remete a força, dinamismo, extroversão, virilidade e ambição. Funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo. É uma cor quente, devendo ser usada com cautela, pois é enervante. Transborda vida e agitação. A dupla vermelho e preto é sempre uma boa pedida. Em looks monocromáticos, vão bem, assim como com acessórios nude ou metalizados. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho. Dica: quando usa o vermelho, você passa ardor e paixão, ferocidade e força. Arianos que gostam de ação e drama apreciam essa cor. Vestir-se de vermelho pode indicar sexualidade vigorosa. Cor expressando sentimentos: “Ficou vermelho de raiva”.



Touro e o Azul Klein (tonalidade inventada e registrada pelo pintor francês Yves Klein que a lançou no mundo das artes na década de 50). Touro, regido pelo planeta do amor e da beleza Vênus, tem regência desta cor que nos remete a maturidade, paz, calma, tranquilidade e descanso. Essa cor nítida e brilhante tem uma qualidade atenciosa e receptiva, que irradia bem-estar. A combinação de azul com branco forma um belo degradê. Dica: Se você gosta de usar essa cor nas roupas, você valoriza a lealdade e a honestidade. Cor expressando sentimentos: “Tudo lindo, tudo azul”.
Gêmeos e o Laranja Hermès (é a cor exata das Orange boxes Hermès. Até a Segunda Guerra, as embalagens eram de tom bege, mas, com o conflito, veio a dificuldade de acesso ao corante e o único corante disponível era o laranja). Gêmeos, regido pelo planeta da comunicação Mercúrio, tem grande afinidade com esta cor. Ela nos estimula e nos alegra. É uma cor contagiante e quente, transborda irradiação e expansão, é acolhedora. Um look laranja e marrom é um par perfeito! Comunicação, movimento e iniciativa, geralmente, são elementos dessa cor, cujo atributo mais elevado é a beatitude celeste. Cor dos palhaços e dos HARE KRISHNA. Dica: Se estiver usando roupas da cor laranja, você passa ideia de ser corajosa e aventureira, demonstrando entusiasmo e zelo em qualquer coisa que faça, mesmo que isso consuma suas energias. As pessoas que usam essa cor são afirmativas e gostam de rir e fazer outras pessoas rirem. O uso de roupas da cor laranja também estimula a conversação e o senso de humor.
Câncer e o Branco Calvin Klein (o head offices da Calvin Klein em Manhattan tem todos seus espaços dominado por esta cor). Câncer, regido pela Lua, tem forte sintonia com a “não cor”. O branco reflete a luz e faz as curvas femininas ficarem maiores. Por isto, é indicada para quem está em seu peso ideal. Sugere pureza, ordem, simplicidade, harmonia. É expressiva, estimula os sentidos, realça a pele quando está bronzeada. Dica: Essa é a cor do desprendimento. O branco reflete todas as cores e as pessoas que o utilizam nas roupas podem fazê-lo para manter-se refrescadas sob o calor dos raios solares. Cor expressando sentimentos: “Ela ficou branco de medo”.
Leão e o Amarelo Van Gogh (o pintor holandês tinha por esta cor uma especial predileção, principalmente nos últimos anos de suas crises). A cor do Sol tem tudo a ver com as leoninas, signo regido pelo Astro Rei – Sol. É luminosa, vibrante e forte, atrai a atenção com facilidade. Estimula a ação, o encorajamento e as realizações. É a cor que ilumina, traz a coragem para seguir em frente. Tem a simbologia da prosperidade e do ouro. O amarelo é compreensivo e inspirador; ele refulge e ilumina e, em sua vibração mais positiva, essa cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. O dourado é associado ao ouro, à riqueza e a algo majestoso. Nasceu também para as leoninas. Dica: Vestir-se de amarelo "atrai a luz". Essa é a cor mais associada com o Sol e tende a gerar qualidades otimistas e positivas nas pessoas que a usam em suas roupas. Cor expressando sentimentos: “O cara amarelou”.
Virgem e o Verde Carven (a estilista francesa Madame Carven focou suas criações neste tom para um público jovem no Pós-Segunda Guerra, que era fã desta cor). Virgem, regido pelo articulado Mercúrio, tem forte ligação com ela, que é associada à sorte e esperança. Cor universal da natureza. Tem efeito calmante, relaxante, tem frescor, harmonia e equilíbrio. Representa a lógica, a razão e a juventude. Essa cor atua como um sinal para a renovação da vida e sua vibração mais elevada reflete o espírito de evolução. Fica bem quando combinado com alguns tons de marrom, nude e preto. Acessórios negros dão um toque sofisticado à cor. Dica: O verde das roupas tende a refletir tipos convencionais, pessoas que gostam de ater-se ao que é certo e justo, e que preferem não se sobressair numa multidão. Os indivíduos que apreciam essa cor geralmente gostam da natureza e da segurança que ela traz. Cor expressando sentimentos: “Tô verde de fome”.
Libra e o Pink Schiaparelli (A irreverante estilista italiana lançou nos anos 30 o rosa-shocking – algum ponto entre o vermelho e o azul). O rosa é a cor do romance, do amor puro e da sensualidade. Libra, com a regência de Vênus, é associada à cor em todas as suas nuances. Transforme o choque em chique combinando pink com neutros: preto e nude.
Escorpião e o Preto do Rei Kawakubo (o estilista japonês chocou o status quo da moda nos anos 80 com peças negras esfarrapadas, lançando a cor ao posto de vedete dos fashionistas). Escorpião, com a regência de Plutão é associada, a esta cor. É uma cor sóbria, indicando transformações e passa a mensagem de distanciamento. Quando brilhante, sugere nobreza, distinção e elegância. É a melhor amiga das mulheres, já que cria também a ilusão de estarem mais magras. Por ser uma “não” cor, o preto não valoriza outros tons. Logo, aposte em looks monocromáticos! Dica: Essa é a cor usada pelos homens de negócio, políticos e padres para refletir poder e autoridade. O preto é percebido como escuro e misterioso, e também pode significar sexo. Contudo, essa cor também é usada pelas pessoas que preferem parecer responsáveis. Cor expressando sentimentos: “A situação ficou preta”.
Sagitário e o Roxo. Representa o pensamento místico, o mistério. Remete à nobreza e ao poder. É usada, normalmente, por quem quer atingir o poder ou por esotéricos. Sua força tranquilizante e suavizante representa um idealismo prático imbuído de humildade. Sagitário, com a regência do otimista Júpiter, é associado a esta cor. É a cor de transformação espiritual e mental, capaz de combater os medos e contribuir para a paz. Elas nos conecta com os impulsos musicais e artísticos, o mistério, a sensibilidade, a beleza e os grandes ideais – inspirando-nos sensibilidade, espiritualidade e compaixão. Dica: Muitos artistas e místicos preferem essa cor para suas roupas por causa das suas qualidades espirituais e criativas. Cor expressando sentimentos: “Ela ficou roxa de vergonha”.
Capricórnio e o Marrom. A cor marrom é a cor da Mãe Terra. Dá-nos a sensação de estabilidade, segurança e solidez. É indicado para ser usado em compromissos de trabalho nos quais se queira passar segurança e confiança para outras pessoas. Representa maturidade, responsabilidade, consciência e resistência. Capricórnio, com a regência do Senhor do Tempo, Saturno, está associado a esta cor. Dica: Uma pessoa que gosta de se vestir com marrom é extremamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sua família e seus amigos. A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir "à raiz das coisas" e lidar com questões complicadas de forma simples e direta. Cor expressando sentimentos: “A imprensa marrom inventou a história”.
Aquário e o Cinza/Prateado. Cor neutra, associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação. Aquário, com a regência do irreverente Urano, tem afinidade com ela. Por ser uma cor neutra, acrescenta um ar de elegância ao visual. Pode ser substituído pelo prateado, se a intenção for gerar mais glamour. A cor transmite estabilidade, luxo, elegância, sucesso e qualidade.


Peixe e o Bege. O Bege é uma cor de tom próximo ao do Branco, porém subtilmente amarelado. Transmite calma, doçura, passividade e está associado ao clássico. Peixes, com a regência do Senhor das Águas, Netuno, tem também afinidade com esta cor, além dos tons do oceano. Cor expressando sentimentos: “Tô chocada, tô bege!”.