banner

2015: ano regido por Ogum, orixá de luta e vitória


O ano de 2015 será regido por Ogum, orixá que representa a luta. Ele, no entanto, não comandará o ano sozinho. Terá ao seu lado  Oxaguian e Oxóssi. 


Ogum é orixá de luta, da guerra. Ogum é o que abre . Ele tem a espada e o escudo. É orixá muito quente, traz a luta, uma guerra, mas guerra com vitória. É um ano de conquistas e muito empreendimento. A pessoa deve estar atenta, ter a cultura da paz e do equilíbrio dentro de si.
2015 será um ano de mudanças, vitória e equilíbrio”.


OGUM
Características





Fios de contas - Oxum, Exu, Oxossi, Ogum, Xangô, Yemanjá, Logunedé...


Ogum na astrologia tem associação com Áries e Marte.

Oxaguian .
Orixá do dinamismo e movimento construtivo, da cultura material. Seu domínio são as lutas diárias por sustento e trabalho e a paz. Oxaguian incentiva o trabalho e a superação. Oxaguian é o provedor, é o guerreiro da paz. Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos.



Características
Suas armas (Ferramentas símbolos) são: espadas (sabre), Ofá (arco e flecha), Atori (Vara), PolvarimEscudo e mão de pilão (seu maior símbolo);
Suas CoresBranco e azul-claro;
Seu dia de devoção: Sextas-feiras;
Sua comida: é a canjica branca com oito bolas de inhame por cima;
Seu MetalPrata e metais brancos;
Suas contas são: brancas intercaladas de azul claro;
Sua festa: Pilão de Oxaguiã (festa dos inhames novos);
Seus elementos: O Ar e a Atmosfera;
Saudação:Epi Epi bàbá!!!


Oxóssi 

Oxossi caçador, rei de Ketu e usa ofá (arco e flecha), mas se veste de couro, com chapéu e chicote.
Come toda espécie de caça, mas gosta muito de búfalo.
Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte. Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora", a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça. Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste conhecimento em técnica.