banner

ORIXÁS E OS SIGNOS

Já ouviu falar na  Afro-Astrologia. Uma mistura dos signos e orixás para espantar o azar. Cada signo tem uma identificação com um orixá, divindades ligadas às forças da terra, e com características próprias de cada um dos membros do zodíaco. Embora existam dezenas, seriam os orixás com elementos mais fortes como a água do mar, por exemplo, os ligados aos signos. Para entender os orixás é preciso conhecer a origem do candomblé, da umbanda e dos cultos africanos.
Segundo a lenda, do casamento ente o céu e a terra,  nasceram os deuses orixás, cada um simbolizando um elemento da terra como Aganjô, considerado como rocha e Iemanjá as águas. Conheça o seu!

Áries - Ogum
Deus dos guerreiros tem como elemento o fogo, planeta Marte e é acima de tudo lutador. Deve ser invocado por que quer força pra uma disputa. São Jorge.
Touro - Oxossi
Deus das matas, da fertilidade, regido por Vênus e tendo como principal elemento a terra. Usado para quem quer ter fertilidade na vida, boa convivência com as pessoas. Gosta de animais e plantas. Dá serenidade.São Sebastião.
Gêmeos - Ibeji
Significam garantia de boa fortuna e felicidade para os pais. Representado por São Cosme e São Damião. São fraternos, pertencem ao ar e são regidos pelo planeta Mercúrio.
Câncer - Oxum
Deusa dos rios dá proteção aos cancerianos, é amorosa e romântica, ligada à água se apega muito à vida caseira e aos parentes e ancestrais. Planeta: Lua. Nossa Senhora do Carmo.
Leão - Xangô
Orixá bravo, deus do trovão, quase imbatível e muito forte. Inteligente e criativo. Quem se sente perdido deve invocar a audácia e bravura de Xangô. Representa a nascente e a morte. Elemento, fogo; planeta Sol. Representado por São Jerônimo.
Virgem - Obaluaiê
Orixá das doenças é chamado pra trazer a saúde de volta. É o remediador de todas as causas. Elemento, terra; planeta: Mercúrio Quando velho, Obaluaiê é Omulu. Representado por São Lázaro e São Roque.

Libra - Oxumaré
Deus da duplicidade, da beleza e das artes. É ligado ao ar e tem Vênus como regente. Representado por São Bartolomeu, tem forte personalidade e grande poder de amar. Pode ser invocado pelos amantes.
Escorpião - Nana 
Nana ou Nanãborukê é a mais velha dos orixás, símbolo das águas fundas. Dá muita firmeza e determinação para as pessoas. Traz segurança espiritual. Corresponde à Santana, a mãe protetora. Planeta: Plutão. Elemento: água.
Sagitário - Iansã
Mulher de Xangô, também representada por Santa Bárbara, senhora dos ventos e das tempestades. Regido por Júpiter, signo do fogo, boa para dar otimismo e garra, protetora das grandes paixões. Andarilha e sábia.
Capricórnio - Omulu
É Obaluiaê velho. Um é a vida outro a morte. É dono do cemitério, da morte, de quem quer conhecer os significados ocultos, as coisas profundas. Dá poder aos filhos de decidir nos momentos mais difíceis. Elemento, terra; planeta Saturno. Poder e política são palavras chave. Corresponde a São Lázaro.
Aquário - Oxalá
Pai dos orixás, Jesus Cristo. Ajuda às grandes causas, as amabilidades. É o senhor em todo o seu esplendor. Elemento ar, planeta, Urano. Técnico e sábio. Deve ser invocado por todas as pessoas que precisam de proteção e ajuda.
Peixes - Iemanjá
Rainha das águas. Iemanjá é a mãe da maioria dos orixás, protege, domina e prende seus filhos. Religiosa e mística. Doadora da vida, mas como o mar, pode ser traiçoeira. Corresponde a Nossa Senhora. Planeta, Netuno; elemento água.