banner

Elementos .... MODALIDADES de ENERGIA

Na astrologia temos  QUATRO ELEMENTOS BÁSICOAS:FOGO, TERRA, AR e ÁGUA.

Os elementos de um  signo  mostra o tipo de energia que  o indivíduo está sintonizado. Lembrando que os 4 elementos possuem as três modalidades vibratórias. Temos o  FOGO IMPULSÍVO/CARDEAL  de ÁRIES, um FOGO ESTÁVEL (FIXO) de LEÃO, e um FOGO MUTÁVEL em SAGITÁRIO.

Polaridade dos Signos: 
Masculino: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário, Aquário.
Feminino: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio, Peixes.

Vemos portanto que os signos de Fogo e Ar são MASCULINOS, ou ativos, e os de Água e Terra são FEMININOS ou passivos.

 


TÁBUA DE VALORES:

ASCENDENTE 1 Ponto MEIO DO CÉU 1  VÊNUS 1 Ponto URANO 1 Ponto
SOL 2 Pontos MARTE 1 Ponto NETUNO 1 Ponto
LUA 2 Pontos JÚPITER 1 Ponto PLUTÃO 1 Ponto
MERCÚRIO 2 Pontos SATURNO 1 Ponto

Nem sempre temos uma quantidade equilibrado de elementos. Por vezes existe carência e em outras excesso. 
O DESEQUILÍBRIO DOS ELEMENTOS
*ELEMENTO FOGO*
-CARÊNCIA. Falta de energia e fé. Temos um esmorecer perante a vida. Falta de ânimo, queda de pressão constante, pessimismo, preguiça, sonolência, completa falta de disposição para iniciar algo ou enfrentar as exigências da vida. Medos e pouca iniciativa. 
*PARA ESTIMULAR ESTA FALTA deve-se estimular a circulação, exercícios físicos como caminhar acelerando o passo, nadar, esgrima, ginástica rítmica , receber massagens estéticas e estimulantes,  exercícios que o ocupem mentalmente, com estilo e destaque pessoal. 

**EXCESSO DE  FOGO poderá levar a consumação de si próprio. A energia é tal que sempre haverá a ânsia de se fazer algo que não se sabe exatamente o que é. Constante insatisfação, inquietação e exagerada preocupação para que algo aconteça.. Desejo de agir diretamente, sem tato ou sem uma prévia reflexão, abordando as pessoas de forma insensível. Falta de sensibilidade com o próximo. 
**PARA COMPENSAR ESSE EXCESSO: Exercícios físicos vigorosos para se queimar energia. Uma alimentação sem condimentos e sem pimenta. Diminuir a carne vermelha e o sal e se possível ser vegetariano. Conviver com a disciplina, para segurar seus impulsos desenfreados.

*ELEMENTO TERRA*
--CARÊNCIA. Falta ancoragem. Não estão em sintonia com o mundo físico ,com a matéria, o corpo , suas exigências e seqüelas. Pessoa se sente totalmente deslocada do mundo, sem firmeza em seus esforços para se expressar. Torna-se difícil encontrar um trabalho que a satisfaça, um lugar que a complete, uma casa que lhe de segurança. Vaga pelo mundo da ilusão, as necessidades tornam-se secundárias, esquecendo-se de comer, descansar e produzir.Má digestão.
*PARA ESTIMULAR ESSA FALTA deve-se estabelecer horários, conscientizar-se das limitações físicas, cultivar a diplomacia e a simpatia para produzir com a ajuda dos outros. Fazer regularmente massagens pois proporcionam estímulo físico.
Exercícios de expressão corporal, tato, dança de salão e contatos físicos são recomendáveis. A localização de Saturno poderá ajudar o trabalho.

****EXCESSO  Fica sobrecargada de afazeres e responsabilidades. Costuma confiar demais nas coisas como parecem ser, e em si mesmo, para a execução de tudo. Pouca amplidão de visão. Uma preocupação excessiva em realizar e obter resultados imediatos. A impressão de sempre ter algo que só ele próprio, sabe e pode fazer.
Aqui temos grande  força e eficiência, pois dirige suas energias para um trabalho específico que o desafia.No mundo do trabalho,as realizações e questões relativamente práticas, muitas vezes tendem a dominar a vida de tais indivíduos, colocando em ameaça todo seu senso de valor próprio, na ocorrência de algum imprevisto e alteração de esquema. Dificuldade de lidar com suas emoções, ceticismo e falta de fé em sua intuição.
**PARA ESTIMULAR ESSE EXCESSO se faz necessário o exercício da diplomacia, como delegar tarefas, mesmo que simples, por puro treino de comando, comparecer em festividades familiares e escolares do filho. Ter uma leitura regular e criar o hábito de reservar a si próprio momentos pessoais como relaxamento, compras...tarefas  que trarão  abertura para receber, para deixar os acontecimentos ocorrerem, e se darem chance de se cuidarem mais.
Observar Netuno e Júpiter.

*ELEMENTO AR*
- Carência. São aqueles que dificilmente se desligam de suas ações pessoais. Carregam o fardo de envolvimentos pesados, sem medir conseqüências na cooperação, por parte dos outros e de si mesmo, gerando insatisfações, cobranças e exigências. O elemento Ar é uma qualidade unificadora que facilita o ajustamento a novas idéias e a círculos sociais. Aqueles a quem falta essa qualidade, têm dificuldade para avaliar sua própria perspectiva numa relação ou num ponto de vista objetivo. Falta-lhes leveza e superficialidade. Dificuldade de concentração e tendência a preconceitos. 
*PARA se ESTIMULAR ESTA FALTA aconselha-se ter um grande número de conhecidos, ao invés de esperar pelo grande amigo. Deve manter-se afastado de envolvimentos como intermediário,porta voz de relacionamentos próximos familiares ou não, pois o resultado se transformará em necessidades e responsabilidade.
**Excesso : Inconseqüências e irresponsabilidade com qualquer compromisso. Tudo passa a ser chato, e a única atração é a novidade. É o amador profissional, que entende de tudo, sem aprofundar-se em nada. Isso poderá trazer um desapontamento que se dirigirá a outros, nunca a si próprio. A mente poderá fugir da realidade, vagar no abstrato, na utopia. Memória rápida mais beirando a loucura, curioso mais dispersivo. 
**PARA COMPENSAR ESTE EXCESSO é aconselhável associar-se a uma grande firma ou empresa, e assim fazer parte de um todo. Procurar fazer exercícios físicos com maior perspectiva mental , línguas estrangeiras, interessar-se por meios de comunicação, seja falada, escrita, redes sociais. Já que possui uma energia nervosa prestes a esgotar-se (uma vez que a usa demais), deverá empregá-la junto ao físico. Dirigir automóveis com uma certa freqüência, preocupar-se com coisas leves como decoração, confecção, moda, educação, ou seja, ASSUMIR esse lado da vida. Evitar comprometer-se como autônomo.

*ELEMENTO ÁGUA*
- Carência Dificuldade de envolver-se emocionalmente. Não ouve a intuição, não acredita em seu 6a sentido, o reconhecimento de seus próprios anseios, dons, dúvidas e dissabores, para poder libertá-los. O ELEMENTO ÁGUA é a energia que limpa, cura, purifica e rega. Àquele a quem falta isso, poderá envenenar-se lentamente, tornando-se por demais calculista, ressentido. Pensa que usa os demais, mas na verdade, é usado para tudo e todos.
*PARA SE COMPENSAR ESSA FALTA Beber bastante líquido, tomar muita água, praticar natação, ter aquário em casa. Aproveitar essa deficiência para trabalhar ou ser voluntária e útil em hospitais, casas de abrigo‘a pessoas carentes, que necessitam de ajuda humana. Como já possui aptidões natas de comando e de realizações, exercite-as para o bem, deixe-se envolver por pessoas que reconheçam os seus valores.
**Excesso:  poderá acarretar conflitos existenciais, a pessoa tornar-se perdida pela incompreensão. Na verdade o excesso de água traz muita sensibilidade,gerando dificuldade para lidar com o lado pratico e objeto da vida. Exigente com os que o cercam e que não o compreendem, torna-se um sofredor. Tudo parece ser feito para desagradar ou ferir seus sentimentos. São pessoas difíceis de satisfazer, possuem necessidades emocionais enormes, que poderão levá-las a extremos. Sonham com o impossível, com o irreal, apesar de belo.
**PARA COMPENSAR ESSE EXCESSO trabalho com a arte, com a criatividade, o esoterismo, com a alegria, em contato com coisas belas, com a música, o teatro, o convívio social em sociedades organizadas, sólidas e pacíficas. Deve-se evitar  o contato com sofrimento e a convivência com pessoas que não possuem vínculos familiares ou são negativas. Isso por que sendo demais envolvente, poderá transformar-se em presa fácil de drogas ou carregar karmas que não são seus. Portanto é necessário conscientizar-se das próprias fraquezas e não querer mudar o mundo, e nem viver no seu mundo , alheio a realidade. Pessoas com excesso de ÁGUA deverão procurar a vida saudável do mundo, a arte, a convivência social e o amor fraterno.